Feira da Agricultura Familiar recebe ação do Dia da Diabetes

Ações integradas das secretarias municipais fortalecem o objetivo comum de cuidar bem das pessoas

Noticia Atualizada em 14/11/2017
Feira da Agricultura Familiar recebe ação do Dia da Diabetes
Foto: Divulgação

A estrutura de tendas da Feira da Agricultura Familiar está recebendo neste dia 14 a Ação de Saúde do Dia Mundial da Diabetes, numa parceria da Secretaria de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
O secretário Edy Albuquerque destaca o trabalho integrado entre as secretarias municipais que segue orientação do prefeito Bi Garcia e do vice Tony Medeiros na forma de conduzir o município sempre priorizando cuidar bem das pessoas.

 

Desde as 17 horas os parintinenses são atendidos com exame de glicemia capilar, medida da pressão arterial, medidas antropométricas (altura, peso), cálculo do IMC, orientação nutricional, atividade física, educação em saúde. Os casos suspeitos recebem encaminhamento para confirmação do diagnóstico laboratorial.

 

Conquistada pela Prefeitura de Parintins/Sempa junto ao Governo do Estado do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), a estrutura é utilizada não só para comercialização de produtos da agricultura familiar, mas também para atender a comunidade nas ações e eventos promovidos pelas secretarias municipais. A ordem é não deixar que o espaço fique ocioso durante a semana realizando eventos em parceria com todas as secretarias.

 

A feira dos agricultores familiares funciona de sexta-feira a domingo, ficando a área disponível nos demais dias da semana para atender secretarias municipais e outras entidades que desejarem realizar exposições e eventos no local. A Sempa tem disponibilizado o espaço localizado na Praça dos Bois sempre que necessário para a realização de ações sociais e de saúde.

 

O evento de hoje é uma articulação da Prefeitura de Parintins por meio da Secretaria de Saúde com a Organização Mundial da Saúde, IDF (International Diabetes Federation) e FENAD (Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes). A programação é voltada aos Portadores de diabetes; pessoas com grupo de risco para diabetes (parente de diabéticos, mães que tiveram filhos com 4kg ou mais, mulheres que tiveram diabetes gestacional, idosos, obesos, hipertensos) e população em geral com mais de 35 anos.

 

A coordenação das atividades é do secretário de Saúde, Clerton Florêncio e da gerente do Hiperdia, enfermeira Darlane Valério.

 

Peta Cid | Assessoria Sempa Parintins