Sindcarga consegue liberação de novas concessões para carros de frete junto a EMTT

Novas concessões virão para suprir a necessidade de quem está trabalhando ilegalmente com carro de frete para o transporte de carga

Noticia Atualizada em 14/11/2017
Sindcarga consegue liberação de novas concessões para carros de frete junto a EMTT
Foto: Marcondes Maciel

Os proprietários de caminhões e caminhonetes do Sindicato dos Transportadores de Carga de Parintins (Sindcarga) alcançaram mais uma conquista junto a administração do prefeito Bi Garcia. Os transportadores de carga foram beneficiados com a abertura de novas concessões para favorecer os caminhoneiros que trabalham sem a licença municipal.

 

O anúncio da liberação de novos registros para legalizar cerca de 15 proprietários de carros de frete no município foi feito para os representantes do Sindcarga pelo presidente da Empresa Municipal de Transito e Transporte de Parintins (EMTT), Álvaro Cerdeira, em reunião na noite de segunda-feira, 13 de novembro, na sede da categoria no Cais do Porto.

 

De acordo com Álvaro Cerdeira, o encontro serviu ainda para definir a melhor forma para a regularização os transportadores que estão atuando sem a devida regularização obrigatória para exercer a profissão, uma vez que muitos estão sem a habilitação exigida pelo Detran-Am, sem o alvará de funcionamento e sem a concessão para trabalhar como carro de frete.  

 

“O prefeito Bi Garcia já deu o ‘sinal verde’ para que isso seja feito, ou seja, as novas concessões sejam liberadas. As novas concessões virão para suprir a necessidade de quem está trabalhando ilegalmente. Já havíamos pleiteado essa solicitação do Sindcarga junto ao prefeito e agora foi autorizado”, informou Cerdeira.

 

Segundo o presidente da EMTT, a oportunidade de adquirir a concessão será prioritariamente aos proprietários de veículos de frete que trabalham no ramo, porém estão irregulares.

 

“Vamos trabalhar com a finalidade de legalizar para que todos tenham a oportunidade de trabalho, mas trabalhar de forma legal, com suas concessões e os veículos precisam ser melhorados com relação aos equipamentos obrigatórios”, frisou.

 

Um dos pontos destacados na reunião foi o apoio da EMTT para reorganizar a categoria dos transportadores de cargas no município. Cerdeira informou que para selar a parceria entre o Sindcarga e a EMTT foi fundamental o diálogo.

 

Cerdeira ressaltou que a equipe técnica da EMTT fará o levantamento para saber qual a realidade e o número de concessões que não estão em uso na frota de Parintins.

 

“Vamos fazer um levantamento de quantas concessões existem no município. As concessões não podem ser vendidas. São propriedades do município. Agora, quem trabalha com concessão precisa pagar o que está devendo. Tem concessões com quatro a cinco anos atrasadas e é preciso se legalizar junto ao município”, orientou.

 

O encontro contou com o apoio do vereador Bertoldo Pontes, que se colocou a disposição para colaborar com os profissionais do transporte de carga que não estão regularizados.

 

“Muitos trabalham sem ter a concessão, outros sem ter a habilitação necessária e outros tantos sem cumprir as exigências do Detran. Por isso estamos intermediando junto a EMTT para que todos os que trabalhem irregular tenham a oportunidade de se normalizar”, assegurou Bertoldo.

 

Para o secretário do Sindcarga, Wallace Rodrigues Silva, o objetivo do trabalho conjunto com a administração municipal é organizar ainda mais a categoria e assegurar que todos possam atuar dentro da legalidade.

 

Marcondes Maciel | Repórter Parintins