Pesquisa IBGE em Parintins não será divulgada parao público local

Noticia Atualizada em 09/11/2017
Pesquisa IBGE em Parintins não será divulgada parao público local
Foto: Fernando Cardoso

O IBGE continua em campo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2017-2018), que visa coletar uma amostragem do orçamento das famílias com quanto vivem e o quanto gastam.

 

Em Parintins, a pesquisa coordenada pelo técnico da Agência do IBGE, Fábio Cunha, vem sendo realizada por meio de entrevistas dos domicílios selecionados dentro do conjuntos de residências que o IBGE mantêm no município.

 

“A POF possibilita que o IBGE faça um perfil das condições de vida da população brasileira a partir da análise de seus orçamentos domésticos, pesquisando basicamente como é o consumo das famílias, de que modo estão consumindo, quanto do orçamento é destinado para a alimentação, se o que mais pesa no consumo, é o vestuário, é o calçado ou com que eles mais gastam”, explicou.

 

Embora seja uma pesquisa interessante para mensurar as estruturas de consumo, dos gastos, dos rendimentos e parte da variação patrimonial das famílias, os dados coletados no município não serão divulgados a nível local, mas no contexto geral a nível de estado.

 

Fábio Cunha explica que o IBGE mantem o sigilo das informações para que as famílias submetidas as entrevistas não passem por constrangimentos, caso haja vazamento dos dados. 

 

“Ela é uma pesquisa amostral integra treze domicílios na área urbana e dezessete na área rural. Durante nove dias os entrevistadores visitam os mesmos domicílios selecionados e reavaliam as informações associadas às estruturas orçamentárias e novas características dos domicílios e das famílias” declarou.

 

Fernando Cardoso | Repórter Parintins