Programa municipal possibilita doação de próteses dentárias em Parintins

Noticia Atualizada em 10/10/2017
Programa municipal possibilita doação de próteses dentárias em Parintins
Fotos: Divulgação

Mais 101 parintinenses voltaram a sorrir com alegria durante a entrega gratuita de próteses realizada pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Saúde e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na sexta feira. É a segunda entrega feita em 2017 e, de acordo a direção da unidade, mais 202 serão distribuídas até o final do ano beneficiado preferencialmente idosos. Uma prótese no comércio custa cerca de R$ 300.

 

Dona Maria Lucia, aposentada não escondeu a felicidade após se olhar no espelho pela primeira vez após a troca. Estava com sua prótese há cinco anos. "Estou muito feliz. O sorriso é o cartão postal do nosso rosto. Eu quis trocar pelo longo tempo que estava com a outra e ela já estava envelhecendo", disse. Maria das Graças que trocou a prótese depois de dez anos. Ela lembra que foi na primeira gestão de Bi Garcia que havia sido beneficiada.

 

A diretora do CEO, Joice Neves, informa que a população que estiver com necessidade de obter uma prótese pode procurar a unidade localizada na Rua Paraíba no horário comercial para se informar e ter acesso ao benefício. "Estamos atendendo até mesmo jovens que por algum motivo perderam dentes, mas a grande a maioria é adulto que nos procura", disse.

 

A odontóloga Mariana Passaneli afirma que é gratificante poder ajudar pessoas que estavam com autoestima comprometida e vê-las sorrindo novamente. "É um trabalho social e de saúde. Devolvemos funções que o paciente perdeu como a estética e fala. Devolver isso é gratificante. Ver o sorriso deles é enriquecedor", garante a profissional.