Cadê o sistema de drenagem?

Noticia Atualizada em 14/03/2016

O município de Parintins, infelizmente, ainda amarga o descaso do Poder Público em não elaborar e colocar em prática política pública concreta para contemplar a cidade com uma estrutura de drenagem das águas pluviais para acabar em definitivo com as alagações ocasionadas com as fortes chuvas. Quando se aproxima o período do inverno com as pancadas de chuva em maior intensidade os moradores de algumas áreas do município entram em estado de tensão, uma vez que as inundações são constantes e a invasão de águas das chuvas vira um “Deus nos acuda”.


Tudo isso devido a falta de comprometimento dos “donos do poder” em incluir no projeto de urbanização e saneamento básico do município um sistema de drenagem eficiente para acabar com as inundações em dias de chuva. Um exemplo claro da falta desse sistema, é a área do Circuito Escorpião, que mais uma vez foi sugada pela lama do forte temporal que alagou ruas, casas e causou transtornos para muitas famílias na quarta-feira, 9 de março.

 

As imagens que foram publicadas nas redes sociais, de pessoas tendo que atravessar o grande rio que se formou naquele trecho, mostram a situação crítica em que foi projetado aquele espaço cultural e de lazer da Praça dos Bois, a exemplo de todos os bairros em que a estrutura de drenagem e bueiros são inexistentes. Outro agravo para as consequentes inundações de ruas e casas nos dias de forte chuva é o acúmulo de lixo, na maioria entulhos de resto de construção e despejos de limpezas de quintais, além de bueiros entupidos que ao longo dos anos não recebem limpeza da administração municipal.  E, assim, de chuva em chuva, a população sofre com as recorrentes enxurradas de água.